A repercussão do artigo publicado ontem foi ótima. Nunca tantas pessoas me procuraram para comentar. Mas o que mais me chamou a atenção é que todos os comentários foram semelhantes, mais ou menos: “Eu já tive uma namorada assim”. Ou: “Tem uma amiga minha que mantêm um relacionamento apenas por interesse financeiro”.
Mas enfim, o que me intrigou foi uma pergunta feita por uma queridíssima amiga, que me indagou sobre o que eu considerava tratar as pessoas com respeito e consideração, já que citei que a desconsideração e o desrespeito faziam parte de uma má índole. Ok, vamos a minha opinião, ou melhor, a do Aurélio (o dicionário...) depois a minha:
Segundo o referido, “Respeito: do Latim Respectu; ato ou efeito de respeitar; reverência; deferência; consideração; apreço; importância; submissão; ponto de vista; aspecto; causa; relação; temor; (no pl. ) cumprimentos”.
A maioria das pessoas, se questionadas sobre este respectivo significado, não saberia responder qualquer uma dessas variações. Como se a palavra significasse qualquer outra coisa que não fosse estas. Questionada sobre o assunto, uma pessoa comum que me serve de parâmetros, me deu a seguinte definição: “Respeito é quando devemos algo para alguém, como se fosse uma obrigação de não agredir, não ofender, não magoar.”
Concordo e discordo. Primeiro porque realmente, quem tem (veja bem, do verbo “ter”, e não do verbo “dever”) respeito para com alguém, realmente tenta não agredir, ofender ou magoar. Mas o termo não se refere só a isto, se refere a um leque de outras coisas que as pessoas esquecem, ou o hábito de praticá-las caiu em desuso. Segundo a própria definição retirada do amansa-burro, respeito é apreço, é importância, é relação, e principalmente, consideração para com o outro.
E consideração? O que significa?
De acordo com o Aurélião, “do Latim Consideratione. Ato de considerar; exame atento, reflexão; raciocínio; valimento, importância; razão, motivo que pode determinar um ato; estima; deferência; respeito que se dedica a alguém; bom nome; (no pl. ) reflexões; (no pl. ) arrazoado; (no pl. ) exposição fundamentada”.
É ai que a porca torce o rabo. Consideração é coisa que hoje em dia, quando praticada em família já é raro, quanto mais entre as pessoas de convívio comum/rotineiro/regular, relações de trabalho, profissionais, hierárquias, companheiros de estudos, e claro o pior: relações amorosas.
Como podemos identificar nas duas definições, consideração é respeito e respeito é consideração. Quando falta um falta o outro. Parece que as pessoas, sendo influenciadas totalmente pelo imediatismo/egoísmo, se esquecem que existem tantas outras que tem coração a se machucar, sentimentos a serem feridos. É complicado...
Recorrendo novamente a opinião da pessoa comum, ela me definiu consideração como algo que fosse temor, dedicação, dar crédito a algo, acreditar.
Também concordo, mas de longe novamente, o real significado nunca é alcançado por alguém. Valimento, importância, respeito, dedicação e estima são os melhores sinônimos.
Ta, mas qual é a real importância de tudo isto?
A importância a qual me diz respeito se refere quase exclusivamente aos relacionamentos amorosos. Que atire a primeira pedra quem, em seu atual ou em seu ultimo relacionamento, não tem alguma lembrança ou sentimento mal resolvido decorrente de alguma situação de desrespeito e desconsideração que sofreu. Ou melhor, para complementar: quem ai admite que já tratou alguém com alguma das duas desqualificadoras? Eu sim admito. Mas sempre tive a hombridade de reconhecer meus erros, me redimir e melhor ainda, não cometê-los mais.
E sem falsa modéstia, este é o ideal. Isto é o que se deve fazer sempre. Como um adesivo em um Fiat 147 que eu vi estes dias dizia: “Herrar é umano”. Ou melhor, errar é admissível, não concertar o erro e cometê-lo novamente, é enjoativo e repugnante...
Mais ainda... chega a ser imperdoável...
quarta-feira, 23 de maio de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Muito profundo... e superficial ao mesmo tempo. Assim como a eterna busca da perfeição das atitudes...
Bom, eu antes de tudo, ME respeito. Respeito MEUS sentimentos, MINHAS escolhas, MEUS ideais, MINHAS crenças, sempre tentando acertar, mas às vezes não dá!
É assim, meu caro, em relação às "relações" amorosas, o que vale pra mim é, antes de fidelidade, lealdade. Pensa nisso!
Adorei tua companhia ontem, meu intelectual-ortodoxo preferido!
Te amo, viu?
Grande beijo
Prima querida!
Te digo o mesmo. Otima a tua companhia ontem a noite. Nós temos que repetir mais vezes isto.
A questão do respeito é importante que seja explicitada, envolve claro, o respeito a nossa própria pessoa, mas isto é assunto que eu já tratei num passado recente, mas em um futuro proximo, tratarei denovo. Por hora apenas tratei do respeito aos próximos, o trato fino, a consideração e o dever que temos de nunca (a não ser que seja a unica maneira de nos defender) buscar agredir aos outros pelo bel-prazer.
Confesso que me deixaste com a pulga atras da orelha referente a diferenciaçao que fizeste, entre fidelidade e lealdade. Neste momento posso te dizer apenas que o fruto disto será algo escrito também em um futuro próximo.
Bjos no coração minha querida, e tenha um ótimo final de semana.
Kisses!
Oii
adorei o seu texto!!
poderia eu colocar no meu orkut trechos do seu texto e eh claro especifikndo q eh d autoria tua?
pois acho q mais pessoas deveriam ler esse texto!
obrigada
Ass.:Gabriela
se puder me responda pelo meu orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=613989254501758526
t garanto q eh seguro o link tah?
bjs
Olá Gabriela!
Que bom que gostaste de meu texto, te agradeço pelo carinho.
Tens minha autorização para te utilizar de trechos sim, desde que especifique a minha autoria, como disseste. Se possível (sei que o Orkut não permite) tente colocar o link do blog junto.
Eu não tenho Orkut... portanto não há como te responder por lá... apenas por aqui.
Beijos!
Rafael
Oi,
Na verdade nem quero comentar particularmente sobre o testo “Saiba da Realidade….”, mas não consegui me conter e resolvi te escrever e dizer que adorei seus textos. Achei seu blog por acaso quando procurava significados para a palavra consideração. Quando me deparei com o título de seu texto “Respeito = Consideração”, pensi: pronto, alguém conseguiu me dizer tudo esobre “consideração” em duas palavras.
Obrigada por compatilhar seu dom com as palavras.
Abraços
Claudinha
Obrigado Claudinha!
Obrigado não só pelas tuas palavras de carinho, mas sim por me fazer ler novamente este texto, e por consequencia me fazer lembrar de certos valores que me são importantes...
Bjos,
Rafael
CONCERTAR ?
Consertar = reparar”, “restaurar”, “arranjar"
Da outra lida no pai dos burros.
Postar um comentário