terça-feira, 25 de setembro de 2007

Princípios

06:45 da manhã:

Estava estudando, tenho prova de Direito Penal hoje a noite. E me deparei com um conceito que define muita coisa fora da matéria penal. Na vida mesmo.
Cada um que ler isso terá uma interpretação diferente para a frase, mas é bem por isso que vale.
Aqui está:

“Princípios tem maior valor que regras, pois os mesmo valem para sempre, regras apenas vigem. E ambos em conjunto constituem a norma.”

Meu entendimento:
Sempre pensei que o que tinha como regra era o que valia. Era o que determinava tudo. Agora vejo que há uma diferença muito grande entre as minhas regras e os princípios que me foram passados pela minha família.
Num rompante percebi o que realmente vale. O que realmente faz sentido e o que tem nexo. As minhas regras são temporárias, apenas são vigentes temporariamente, o que eu respeito hoje posso não respeitar amanha, e era isto que não entendia, o porquê que as mesmas de tempos em tempos mudavam. São os meus princípios que nunca mudam, o que meu pai me ensinou a muito custo. A razão de ser correto, integro e honesto, são coisas que jamais vão se acabar ou se transformar.
Princípios podem ser deixados de lado em troca das regras, mas a partir do momento que estas regras não vigem mais, os princípios voltam à tona.
O que se tem de tomar cuidado são as normas constituídas por nós mesmos, as nossas crenças pessoais. De acordo com o conceito, os princípios somados as regras constituem as normas, mas qualquer um deles pode estar errado, não? Eles garantem um caminho melhor, mais lisinho e bem recapado, bom de rodar? Por isso que no final de tudo, temos que fazer a prova real do que representa uma melhora...
Otimizar sentimentos, garantir que os atos praticados trazem mais benefícios do que malefícios, colocar tudo em julgamento e ver o que realmente vale a pena, e no final, aperfeiçoar a maneira que enxergamos o que está a nossa volta, de modo que os problemas já não são mais os mesmos, os sofrimentos não serão mais os mesmos, e a vida consequentemente, andará de maneira diferente (para frente).
Faz parte do crescimento, do amadurecimento, da ingenuidade sendo gradualmente perdida.
Digo e repito: Princípios são o que valem. Algumas pessoas os chamam de valores. Não interessa como você acha que deva ser chamado, o que interessa é que é importante te-los muito claros na cachola. Se por um acaso, o sofrimento não passa, os problemas pipocam e as sarnas pra se coçar se multiplicam mais do que em cachorro que vive envolta do CTG, cogite estes valores sempre quando fores buscar soluções.
Mesmo que tu tenhas a certeza de que a tua família não cumpriu com o papel de primeiros professores há que são destinados a partir do momento do teu nascimento, todos nós tivemos em algum momento da vida alguém (qualquer pessoa) que nos disse coisas, que nos ensinou algo, que tentou nos programar princípios, puxe pela memória, tenho certeza de que há ou houve alguém que em algum momento te disse que na vida sempre há um outro caminho.

Tudo tem solução. Nada é perfeito. Temos que procurar fazer o correto.

Temos que nos basear nos princípios. Temos que procurar fazer diferente...

Nenhum comentário: