terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Certezas do ano que vem...


Esta é minha última semana de trabalho do ano, pois o recesso do judiciário que se inicia agora dia 19 de dezembro perdurará até o dia 06 de janeiro. O judiciário pára e eu também paro por conseqüência.
A partir de sexta-feira vou viver de céu, sol, mar e uma geladinha de vez em quando.
Há alguns anos tenho passado meus veraneios em Meia-Praia (SC), e sinceramente gosto muito de lá. Apesar de não conhecer muito as praias brasileiras, apenas Salvador e Porto Seguro, confio muito na palavra de uma pessoa que me disse o seguinte: “não há qualquer litoral no Brasil que supere o de Santa Catarina”. Pela falta de opinião formada, me é conveniente concordar.
Geralmente quando vou para a praia, não sou muito de fazer noite não. Gosto mais de descansar, ler o meu livrinho sossegado, tomar minha cervejinha, não ter hora para levantar, comer... não gosto de ter compromissos sociais ou ter que me ajeitar para qualquer coisa. Passo o ano inteiro de terno e gravata, de sapato fechado, organizando eventos para os finais de semana... não gosto de fazer algo ao menos parecido durante a minha folga, pela noite dou no máximo uma voltinha no centro para comprar uns badulaques geralmente inúteis. Balada nunca. Isso para mim não é distração.
Assim como os músculos de um halterofilista, o nosso cérebro também depende de descanso para “crescer”. É claro, óbvio e amplamente comprovado pelos estudiosos do assunto. O descanso é salutar, as férias são benéficas e o ócio temporário é extremamente necessário. O meu este ano demorou a chegar.
Preciso pensar em muita coisa, necessito colocar algumas idéias no lugar, mas com calma, com todo o tempo do mundo. Está chegando o momento de tomar algumas decisões necessárias para direcionar melhor a minha vida, e a hora é extremamente conveniente (resoluções de ano-novo).
Vou iniciar este próximo ano descansado e me esforçando para que o mesmo seja melhor que 2008, que já foi ótimo. Vou continuar com aquela premissa de aprender mais a cada dia que passa, mas respeitando um ritmo necessário para que a cabeça não venha a fundir.

No final do ano que vem retornarei a este assunto, mas além da certeza de estar um ano mais velho, também tenho a certeza de que até lá vou sofrer menos, vou saber mais, vou conhecer mais, vou ter mais, vou ganhar mais, vou confiar mais, vou ser mais seguro e mais experiente. Portanto, serei melhor do que agora.

E aí chego a minha principal resolução de ano novo:

Ser melhor.

Eu serei, e você...?

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Rafa,

Ah! Essa tá na minha lista também! :-)

Com relação as praias, eu não sou expert no assunto apesar de ser carioca e sempre ter morado aqui. Mas eu acho as praias do litoral do Rio muito lindas. Sempre que vou a Búzios eu me apaixono novamente pelo local.

BJKS

Rafa Pires disse...

Pois então te digo, amiga carioca:

Na minha lista está também conhecer as praias do Rio de Janeiro.
Como disse no post, não conheço muitas praias neste Brasil, apenas o litoral gaúcho (o pior, só serve para se embebedar), o de SC e o da Bahia... falta toda a região sudeste e nordeste para fazer ainda.
Meus familiares já foram a Mangaratiba e Buzios, e me disseram que a historia destes lugares é riquíssima. Vou colocar na agenda para este próximo ano.
Sejas bem vinda por aqui também, sinta-se a vontade. Tens toda a liberdade para comentar o que quiseres...!

Bjos!

Anônimo disse...

Tem brincadeira pra você lá no meu blog! Passa lá para ver.

BJKS!

Monica Guinle disse...

Cheguei mega atrasada, mas tb postei vc como convidado da brincadeira. BJS E BOM NATAL