domingo, 26 de agosto de 2007

Discovery Kids e suas lições...

Estou em casa, deitado em minha cama, assistindo Discovery Kids ao lado da minha sobrinha. O engraçado é que sou eu quem está deitado em seu colo...
Ela tem apenas 3 anos... e segue a linha de pessoas carinhosas da família...
Mas não falarei sobre ela, falarei sobre o que estamos assistindo. Os desenhos do tal canal, que não se comparam nem um pouco àqueles que eu assistia na idade dela.
Lembro-me do Nacional Kid, do Spectroman, do Chaves, Chapolin, do Pica-Pau, do He-Man, seu Gato-Guerreiro/Pacato, da She-Ra e do Corujito, entre tantos outros. Mas era muita luta, muitos vilões, muitos meninos ingênuos, super-herois fracassados, muito animais de cores fortes metidos a espertalhões enganadores. Mas nada de lições de vida.
Estranho tocar neste assunto? Pode até ser. Até porque é muito difícil mesmo achar uma lição de vida assistindo ao Coloradinho tomando pílula de nanicolina...
Mas é justamente isto que eu estou vendo nestes desenhos que minha sobrinha assiste. Lições de vida, ensinamentos.
Acabamos de assistir a um agora que se chama “Wilbur”, que na verdade é um pequeno tourinho de pelúcia animado através de pessoas escondidas atrás de balcões. Este menino tourinho ensina as crianças o valor de ler livros, e além de ler, ensina também o que é tratar os outros com respeito.
Na historia lida pelo Wilbur, existia um gigante que vivia em uma ilha, que um belo dia resolve se divertir soprando e fazendo vento para os pequenos veleiros que navegavam na beira da praia. Ao fazer isto, ele sopra forte demais, e os veleiros viram. Ele ri e se diverte, mas se vê obrigado a salvar os velejadores que estavam se afogando. Eles cobram uma explicação. O grandão se explica dizendo que estava apenas se divertindo, mas que não prestou atenção nas conseqüências que a diversão dele ocasionaria para os outros. Os velejadores dizem para ele que a diversão só é válida quando todos os envolvidos sabem o que esta acontecendo, concordam e se divertem juntos, se não houver estes três pré-requisitos, não há diversão, mas sim desrespeito.
Pois é.
Muito bom ter assistido algo que me lembrasse de certas coisas. Diversão e suas relações com o desrespeito. Se tu fores pensar, para a grande maioria estas duas coisas estão intimamente ligadas. E a tal ponto que é quase impossível desgrudá-las.
Conheço alguém que não sabe se divertir sem ofender, trair, magoar e entristecer as pessoas que a amam. É tanto desrespeito, tanta desconsideração, tanta... tanta... enfim...
(Suspiro)
Pessoas assim nós somos obrigados a cortar inteiramente de nossas vidas.

A minha sobrinha de 3 anos de idade acabou de aprender que para se divertir ela deve respeitar as pessoas...

E você, já aprendeu...?

Nenhum comentário: