sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Meat Loaf

Eu e o Paulo discutimos as pampas ontem. E tudo por uma pequena diferença de gostos.
Ele acha que o Queen é infinitamente melhor que o Meat Loaf ("Bolo de Carne" na tradução literal). Infinitamente melhor em tudo, nas vozes, nas harmonias, nos solos virtuoses do Brian May, na voz de barítono do Freddie Mercury, nas composições complicadíssimas, enfim, em tudo.
Paulo...eu concordo contigo.
O Queen realmente, é muito melhor que o Meat Loaf.
Mas é justamente isto que torna o Meat Loaf pra mim, tão bom quanto...
Sei lá. Eu adoro Queen também, principalmente a fase "ópera-rock" deles, mas quando eu escuto uma música, eu sempre fantasio que um dia eu conseguirei tocá-la, cantá-la e executá-la com total perfeição. Tudo igualzinho ao original.
Aí é que tá. Com o Queen não dá pra fantasiar isto, nunca! É simplesmente inalcançavel o nível deles. Ponto.
Principalmente os arranjos vocais compostos e executados por todos, principalmente pelo Freedie. Exemplo clássico está no link que coloquei no último Post. Quando se escuta uma música destas, a satisfação que me dá é enorme, mas a superiroridade deles bate na minha cara de uma maneira dolorosa.
Já como Meat Loaf não. Ele é muito mais "cru". É rock setentista mesmo. São músicas de até 12 minutos, com arranjos tão ou mais complicados que os do Queen, compostos pelo épico Jim Steinmann, mas só que executados por uma banda de roqueiros hippies e cantados com maestria por um "ex-hair" que era o próprio Meat. A potência de sua voz é notável, ele também era barítono, só que com uma diferença (sem preconceitos tá)... a voz dele era rouca e ele era um gordo suarento que desmaiava durante muitas das músicas do show. Por causa do esforço mesmo. Não por causa das drogas.
Ai é que tá novamente. O Meat Loaf é muito mais palpável. Não tem aquele ar de "Deuses" que nem o Queen tinha. Apesar de ser uma "ópera-rock", dá pra ficar ouvindo as músicas e imaginando que é possível tocá-las.

Pra quem possa interessar, colocarei o link da música carro-chefe do Meat Loaf, "Bat out of hell", do disco de mesmo nome, lançado em 1977. A trilogia se completa com os albuns "Bat out of hell II - Back into hell", de 1993, e "Bat out of hell III - The monster is Loose", deste ano.

http://www.youtube.com/watch?v=65YEe-VjH9Q

Que fique bem claro. Isto é música para loucos alucinados como eu. Não é para quem tem como música preferida:
"Se ela dança, eu danço..."

Nenhum comentário: