segunda-feira, 19 de novembro de 2007

"O segredo do Rafael"

Assisti ontem ao filme que todos comentam por ai, seja no café da esquina, nos corredores de fórum, no táxi, no aeroporto ou na barbearia: “O Segredo”.
Olha... fácil seria eu dar a minha opinião sobre ele, o problema é escolher as palavras certas para externar esta opinião. Ainda bem que podemos apagar o que escrevemos e começar de novo, graças ao Word (aprendi a datilografar nos antigos cursos de datilografia, nas velhas maquinas de escrever da Olivetti, apagar erros... nem pensar, gastei três meses da minha vida fazendo o tal curso, mas também, hoje escrevo mais rápido que datilógrafo de delegacia), posso escolhê-las o quanto eu quiser, e achar a ideal.
Acho que não precisa comentar no que se consiste o tal filme, todos já assistiram, se tu não, procures assistir. Comentarei apenas em qual proposta que o tal “segredo” se baseia. Alguns poderiam me dizer que esta proposta é apenas financeira, pois ele é um dos maiores caça-níqueis da história. Concordo. A velha e boa receita do “você quer, você pode, é só desejar” continua funcionando e vendendo mais que água mineral gelada no deserto (mas digo e repito: não há mal nenhum em querer ganhar dinheiro...). Mas acredito que não seja só isso... até porque as vendagens expressivas do tal DVD (dois milhões de cópias até agora) só vem a comprovar que se desejar e fizer bem feito, dá certo. A proposta, na melhor das hipóteses, poderia realmente ser revelar o segredo do sucesso? A tal lei da atração é tão séria que realmente pode ser comparada, por exemplo, com a lei da gravidade? É fato?
Dizem que os maiores da história usavam-na, desde Einstein até Ayrton Senna...
Mas olha só: será que realmente dá? É só desejar de maneira correta que o Universo conspira e as coisas se realizam? Sim. Atesto que é verdade. Acontece. Mas como sempre, tem um porém... não basta só desejar...
Aprendi isto de outras maneiras, através de outros métodos, estudando outros ensinamentos dentro da terapia cognitiva. Na verdade é aquela velha história de crenças que volta e meia escrevo por aqui. Aquela história de pensar positivo, de acreditar coisas diferentes sobre si mesmo, de crer no que parece ser impossível ou improvável, que os sentimentos mudam, as aparências mudam, o feedback muda e assim por diante, até fechar o circulo. Para parar de crer, temos que buscar evidencias em contrario, temos que colocar todas as certezas e crenças em julgamento, por exemplo: “eu não consigo ser feliz com ninguém” é uma crença, coloque isto em xeque. Será que realmente há algo que te impede de ter felicidade? Será que todas as pessoas que te envolveste no passado te fizeram infeliz? Tenho certeza que não é bem assim... e de que te darás conta que as coisas ocorreram de maneira diferente da que tu enxergavas. A partir daí, automaticamente a conclusão que tens sobre o assunto muda...
Se tu fores um teimoso, e continuar acreditando no que não é verdade, mudar continua sendo muito fácil, pensar insistentemente no contrário funciona mesmo que não tenhas (visíveis a ti) evidências de que estavas enganado (a), vai chegar uma hora que vira automático de qualquer maneira. No começo parece besteira pensar repetidamente coisas como “eu sou feliz-eu sou feliz-eu sou feliz”, mas quando chega à hora em que se percebe que a coisa andou – e por mais que eu esteja parecendo louco agora, atesto realmente que sim, esta hora chega – tudo muda. É só acreditar, daí tem que tirar a bunda da cadeira e ir atrás. E é ai que minha opinião difere da do filme.
O filme vende (literalmente) a idéia de que é só desejar ter a casa dos sonhos, o carro dos sonhos, a mulher dos sonhos, o relacionamento dos sonhos, que o universo passa a conspirar e os tais sonhos viram realidade. Desculpe gente, mas isto é uma mentira deslavada. Isto é só parte do que se tem que fazer. A parte difícil eles omitiram: tem que se esforçar para conseguir...
Nada cai do céu, só chuva e cocô de passarinho, já dizia um professor que tive no secundário. Não adianta só desejar com toda força e ficar sentado na poltrona esperando que um dia o desejo se realize. Tem que correr atrás, trabalhar, estudar, se esforçar arduamente, que um dia, junto com o desejo, as coisas acontecem. Posso dizer então, que o tal “segredo” pode ser traduzido não só em desejar, atrair, mas sim traçar objetivos e correr atrás, que realmente, as coisas acontecem.
O que eu não sabia, era que isso dava tão certo se produzido em larga escala. Não falo sobre os pensamentos positivos em si, mas sim sobre vender esta idéia em embalagem bonita. Se eu soubesse antes... já estaria rico agora. Omitiria também a parte do esforço pessoal, falaria que todo mundo é capaz apenas sonhando e desejando, e ganharia dinheiro.
Já imaginou? “O segredo do Rafael” seria o nome...

Mas enfim, quem disse que os caminhos da vida são fáceis?

Tem que querer tirar a bunda do lugar antes né... até pra vender idéias incompletas...

Nenhum comentário: